Broas de Mel, Canela e Noz




O passado fim de semana foi dedicado ao dia de todos os santos ... também conhecido pelo dia do bolinho.
Como é habitual, e este ano não foi excepção, lá estava eu com a minha mãe a fazer bolinhos e broinhas para oferecermos aos grupos de crianças quando estas lá vão a casa.
É tradição oferecermos broas e bolinhos, por vezes acompanhados também de um chocolate. Na grande maioria das casas as crianças recebem uma moeda, mas cá em casa preferimos manter a tradição.
Desde criança que me lembro desta época. Faz parte das minhas memórias de infância, no dia 1 de Novembro, acompanhada dos meus primos percorrermos a nossa aldeia, batendo de porta em porta apreguando "Ó tia dá bolinho!!".
São recordações lembradas todos os anos quando estou a preparar a massa das broas enquanto o forno aquece.



Nunca faço somente um tipo de broas ou de bolinhos. Todos os anos preparo uma nova receita. Este ano não foi diferente. Após algum tempo a pesquisar, veio ao meu encontro uma receita de Broas de Mel num papel escrito à mão por uma senhora minha conhecida.
Adaptei ligeiramente a receita ao meu gosto e de umas simples broas de mel, preprei umas Broas em que mantive o mel acrescentando um pouco de canela e umas nozes crocantes.


BROAS DE MEL, CANELA E NOZ



Ingredientes:

(para cerca de 24 broas pequenas)
1dl azeite
1dl mel
2 ovos
150g açúcar amarelo
0,5kg de farinha com fermento
1 c. sobremesa fermento
1 c. sopa de canela
nozes q.b.
1 ovo batido para pincelar






Preparação:

Comece por aquecer o mel com o azeite. Numa taça bata o açúcar com os ovos e misture depois o mel e o azeite quente.
Adicione a farinha, a canela, o fermento em pó e as nozes. Mexa tudo muito bem, amassando com as mãos um pouco.

Deixe repourar uns 20 minutos.

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Após o tempo de repouso, coloque papel vegetal num tabuleiro e faça pequenas bolinhas (cerca de 3 cm de diâmetro) colocando-as no tabuleiro com algum espaço de intervelo entre elas. Pincele com  o ovo batido e leve a cozer ao forno a 180ºC cerca de 12 minutos.

Repita o processo até terminar a massa.

Deixe arrefecer antes de servir.

Deliciem-se!!

11 comentários:

  1. As tradições são a base de quem somos! Esta broa ficou de encher os olhos! Beijos!! =)

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas e com nozes e canela tem que estar uma delicia
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Como fico satisfeita ao comer essas broinhas adoro adoro, já guardei a tua receita quando fizer digo como ficou querida beijoca grande

    ResponderEliminar
  4. Quando vi as fotos desta receita, pensei que fossem fogaças de Alcochete.
    As que costumo comer têm esse aspeto tal e qual.
    Já vi que não são, mas confesso que fiquei mesmo tentada a testar!
    Estão linda e a combinação de ingredientes deve-lhes dar um sabor delicioso!

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estão lindas, Ana ! :)
    Tanto as broas como as tuas fotografias estão altamente sugestivas e ao olhá-las apetece de facto roubar umas quantas para nos apercebermos dessas delicias ! :)

    Beijinho, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Olá querida!

    Que receita maravilhosa... adorei! :)

    Venho-te convidar a participares no passatempo do 3º aniversário do meu blogue, trazendo uma receita... as três melhores receitas serão premiadas com livros, e-books e produtos maravilhosos... gostava imenso que participasses :)

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2014/10/passatempo-tua-receita-nao-me-e-estranha.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. são mt bons os bolinhos cá em casa todos gostam ,obrigada por todas as receitas!

    ResponderEliminar
  8. são mt bons os bolinhos cá em casa todos gostam ,obrigada por todas as receitas!

    ResponderEliminar
  9. Ficam e mantêm-se macias?

    Procuro uma receita assim...
    Obg
    Maria Teresa

    ResponderEliminar