Profiteroles com Mousse de Queijo Azul e Pêras Caramelizadas


Intenso é assim que descrevo este mês de Setembro. Recheado de coisas boas, muitos desafios, momentos únicos, experiências fantásticas, novos lugares, novas pessoas, vivências que quero repetir, é assim o meu mês de Setembro.
Com tudo isto, o Verão despediu-se e o Outono chegou. Apesar de me ter apercebido ainda não consegui interiorizar esta mudança.
Gosto desta nova estação, mas chega com ela também as rotinas, o dia à dia, a nossa realidade. Há que voltar à cozinha que ficou meio que esquecida, aos livros e receitas assinaladas, às fotografias de pratos deliciosos deixando assim paisagens longínquas de outros momentos. Muda-se o cenário em torno de receitas únicas e saborosas, recheadas de aromas e cores outonais. Há que dar as boas vindas a esta nova estação e nada melhor que a próxima receita.

Profiteroles recheados com mousse de queijo azul e pêras caramelizadas. Devo confessar que até pouco tempo e depois de algumas tentativas falhadas evitava e fugia sempre da massa choux. Uma massa simples de executar, cujo segredo está na arte da sua cozedura. O tom moreno e a sonoridade oca são alguns sinais da sua cozedura de excelência. Depois há que deixar arrefecer e rechear com o que mais gostar. Os mais conhecidos são as versões doces recheados com chantilly e fruta ou com creme de ovo.



Neste caso preferi optar por uma versão salgada, uma mousse de queijo azul preparada com roquefort. Pode-se optar por outro queijo como o queijo chevre. A doçura das pêras caramelizadas casa na perfeição com o sabor forte do queijo. Caso tenha nozes pode picar grosseiramente algumas e acrescentar. Eu no caso utilizei avelãs, uma vez que na hora de utilizar somente tinha avelãs em casa. Devo dizer que apesar de ficar bom, a minha opção continua a recair para as nozes.
Estes profiteroles são uma excelente sugestão para uma entrada ou para compor uma mesa de festa. Estes irão directamente para a mesa da Marta do blog Intrusa na Cozinha que convidou a pêra a se juntar à festa.


Profiteroles com Mousse de Queijo Azul e Pêras Caramelizadas


Ingredientes:

* P/ massa:
    - 75 gr farinha sem fermento
    - 50 gr manteiga sem sal cortada em cubos
    - 2 colheres de sopa de açúcar
    - 2 ovos 
    - Sal q.b.
    - 125 ml água


* P/ mousse:
    - 125 gr quejo creme
    - 50 gr queijo azul (usei roquefort)
    - sal q.b.
    - pimenta q.b


* Pêras Caramelizadas:
  - 1 a 2 Pêras em cubos com pele
  - 40 gr manteiga
  - 2 colheres de sopa de açúcar



Preparação:

Comece por preparar a massa. Leve 125 ml de água ao lume assim como a manteiga, o açúcar e o sol. Quando começar a levantar fervura acrescente a farinha peneirada e mexa bem até a massa despegar do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Depois acrescente ovo a ovo batido. Bata tudo muito bem até obter uma massa cremosa.
Coloque a massa num saco pasteleiro com boquilha lisa e grossa e faça pequenos montinhos de massa, deixando espaço entre eles. Leve a cozer em forno prá aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos.
Para a mousse, bata bem todos os ingredientes e reserve.
Corte as pêras em cubos com a casca. Leve ao lume a manteiga, Quando estiver derretida acrescente a pêra e o açúcar. Deixe caramelizar lentamente. Retire e deixe arrefecer.
Corte os profiteroles, recheie com mousse de queijo, e por cima disponha a pêra. Pode polvilhar com nozes ou avelãs.

Deliciem-se!

2 comentários:

  1. Olá querida Ana,
    como é que se agradece um gesto como o teu?...Não há nada que eu possa dizer que exprima o que sinto neste momento e que agradeça suficientemente o facto de teres saído do teu "sono de Branca de Neve" para participares na rubrica de setembro... tenho o coração do tamanho do mundo, cheio de alegria e gratidão. :)
    Nunca fiz massa choux, porque tenho de ideia que é uma massa muito temperamental, e por isso tem ficado um pouquinho de lado. Mas adoro! Tem-me é faltado a coragem para avançar e fazer.
    Acho que nunca tinha visto uma versão salgada... e confesso que gostei muito da ideia.
    Obrigado de coração por marcares presença na mesa de setembro, e com uma receita tão especial e visualmente tão bonita.
    Um beijinho enorme
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi um profiterole salgado! Fiquei cheia de curiosidade! beijinhos

    ResponderEliminar